Tamy Tinúviel!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

-sem títulos-

Olá, clouds!

Quero indicar um certo filme, mas não o farei, porque tenho que assisti-lo mais uma vez antes disso. Ele é complexo, tenho que entender melhor.

Por falar em filmes complexos, fica, então a dica de Ensaio Sobre a Cegueira. Todos que já leram o livro dizem que este não foge à regra e também é muito melhor que a versão filmada.
Mas, para aqueles que quiserem esquentar e irem se preparando para a leitura, é uma boa pedida. Fui conseguir pensá-lo inteiro somente no primeiro semestre deste ano, com uma ajudinha do professor de Sociais.
O que dizer sobre ele, vejamos. Imaginem poder fazer o que você quiser sem ninguém ver. Imaginem que as instituições não podem mais guiar os cidadãos e nem protegê-los -ou limitá-los. Imaginem que cada um pode fazer o que quiser com a justiça, de acordo com o seu critério. Que há um mundo onde sobreviveu melhor quem se uniu ao invés de defender suas vontades individuais, quem pensou em equipe e, apesar de não enxergar, viu o ser humano à sua frente como um igual, tão miserável quanto ele mesmo.
E por que somente a esposa do médico não pegou essa epidemia? Porque só ela no país todo?
Tenho minhas teorias, mas gostaria de saber as suas.

TO BE CONTINUED...

2 comentários:

  1. Esse filme é muito mais do que a liberdade quanto ao indivíduo e o individualismo, seria quanto à moral no que se diz respeito ao cidadão(e o ser humano, visto como animal),ao fato do que vemos, e do que deixamos de ver, e também do que é o mundo, aos olhos daqueles que não querem ver, e daquele que abre os olhos para o que acontece, entre muitos outros assuntos, e interpretações. Tem muitas coisas ai, mas é interessante o post, parabéns! Continue assistindo!

    ResponderExcluir
  2. os cegos enxergam no escuro. Quando cegos os personagens do filme mostram quem realmente eles são. o que existe de mais poderoso em cada um deles aflora com mais força, a maldade, a bondade, a luxuria, o desapego, enfim ...

    ResponderExcluir